Introdução
Comunhão de Graça Internacional é uma comunhão de membros, congregações e ministérios localizados em mais de 100 países e territórios. Nossa missão é viver e compartilhar o evangelho de Jesus Cristo e ajudar os membros a crescer espiritualmente (Mateus 28:19-20).
Os cristãos são exortados a "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18). O Espírito de Deus guia a Igreja em toda a verdade (João 16:13). Assim, a presente Declaração de crenças não é um credo fechado. A Comunhão de Graça Internacional renova constantemente o seu compromisso para com a verdade e um entendimento mais profundo, seguindo a orientação divina em suas crenças e práticas.
Resumo de Nossa Fé Cristã
- Há um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
- Deus, o Pai fez todas as coisas através do Filho, enviou o seu Filho para nossa salvação e dá- nos o Espírito Santo.
- O Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nasceu da Virgem Maria, totalmente Deus e totalmente humano, e é a perfeita revelação do Pai, e o representante perfeito da humanidade. Ele sofreu e morreu na cruz por todos os pecados humanos, foi ressuscitado corporalmente no terceiro dia, e ascendeu ao céu. Permanecendo perante o Pai, por toda a humanidade, Jesus Cristo oferece a resposta perfeita do homem a Deus. Uma vez que ele morreu por todos, todos morreram nele, e todos serão vivificados nele. O Espírito Santo traz os pecadores ao arrependimento e fé, assegura os fiéis de seu perdão e aceitação como filhos amados de Deus, e trabalha neles para adequá-los à imagem de Jesus Cristo.
- A Bíblia é a Palavra, inspirada e infalível, de Deus, que dá testemunho de Jesus Cristo. A Bíblia tem autoridade plena para todos os assuntos de fé e de salvação.
- A salvação vem somente pela graça de Deus e não pelas obras e é vivida pela fé em Jesus Cristo. Os cristãos respondem à alegria da salvação, quando se reúnem em comunhão regular e vivem piedosamente em Jesus Cristo.
- Esperamos ansiosos pela ressurreição dos mortos e pela vida do mundo vindouro.
O Deus Triuno
Deus, Segundo o testemunho das Sagradas Escrituras, é um ser Divino em três eternas, coexistentes, no entanto distintas pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus Uno pode ser conhecido somente nos Três e os Três podem ser conhecidos apenas como o único Deus verdadeiro, bom, omnipotente, omnisciente e omnipresente, e imutável em sua aliança de amor para com a humanidade. Ele é o Criador dos céus e da terra, Sustentador do universo e Autor da salvação humana. Apesar de transcendente, Deus, livremente no amor divino, graça e bondade envolve-se com a humanidade em Jesus Cristo, directa e pessoalmente, para que a humanidade, pelo Espírito, possa comparticipar de sua vida eterna como seus filhos.
(Marcos 12:29, Mateus 28:19, João 14:9; 1 João 4:8, Romanos 5:8, Tito 2:11, Hebreus 1:2-3, 1 Pedro 1:2, Gálatas 3:26)
Deus, o Pai
Deus Pai é a primeira pessoa do Deus Trino, de quem o Filho é eternamente gerado e de quem o Espírito Santo procede eternamente através do Filho. O Pai, que fez todas as coisas visíveis e invisíveis através do Filho, envia o Filho para nossa salvação e dá o Espírito Santo para nossa regeneração e adopção como filhos de Deus.
(João 1:18, Romanos 15:6, Colossenses 1:15-16, João 3:16, 14:26, 15:26, Romanos 8:14-17, Actos 17:28)
O Filho de Deus
O Filho de Deus é a segunda pessoa do Deus trino, eternamente gerado do Pai. Ele é a Palavra e a imagem expressa do Pai. O Pai criou todas as coisas através do Filho, e o Filho sustenta todas as coisas pela sua palavra. Ele foi enviado pelo Pai para ser Deus revelado em carne para nossa salvação, Jesus Cristo. Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nascido da virgem Maria, totalmente Deus e totalmente humano, duas naturezas em uma pessoa. Ele é o Filho de Deus e Senhor de tudo, digno de adoração, honra e reverência. Como profetizado Salvador da humanidade, ele sofreu e morreu por todos os pecados humanos, foi ressuscitado fisicamente dentre os mortos, e ascendeu ao céu. Levando consigo a nossa humanidade partida e alienada, ele incluiu toda a raça humana em seu correcto relacionamento com o Pai, de modo que em sua regeneração de nossa humanidade que partilhamos na sua filiação, sendo adoptados como filhos de Deus no poder do Espírito. Como nosso representante e substituto, ele permanece diante do Pai, por toda a humanidade, oferecendo a resposta perfeita do homem a Deus em nosso nome e reconcilia a humanidade com o Pai. Ele voltará em glória como Rei dos reis sobre todas as nações.
(João 1:1, 10, 14, Colossenses 1:15-17, Hebreus 1:3, João 3:16, Tito 2:13, Mateus 1:20, Actos 10:36, 1 Coríntios 15:3-4; Tito 3:4-5; Hebreus 2:9, 7:25, Gálatas 4:5, 2 Coríntios 5:14, Efésios 1: 9-10, Colossenses 1:20, 1 Timóteo 2:5, Hebreus 1:8; Apocalipse 19:16)
O Espírito Santo
O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade de Deus, procedendo eternamente do Pai através do Filho. Ele é o Consolador prometido por Jesus Cristo, que nos une com o Pai e o Filho, e nos transforma na imagem de Cristo
O Espírito trabalha em nós a regeneração que Cristo realizou por nós, e pela constante renovação nos habilita a comparticipar na comunhão gloriosa e eterna do Filho com o Pai, como seus filhos. O Espírito Santo é a fonte de inspiração e profecia nas Escrituras, e a Fonte de unidade e comunhão na Igreja. Ele dá os dons espirituais para a obra do evangelho, e é constante Guia do Cristão em toda a verdade.
(Mateus 28:19, João 14:16, 15:26, Actos 2:38, João 14:17, 26; 1 Pedro 1:2; Tito 3:5, 1 Coríntios 3:16, Romanos 8:16; 2 Pedro 1:21, 1 Coríntios 12:13, 2 Coríntios 13:14, 1 Coríntios 12:1-11, João 16:13)
O Reino de Deus
O reino de Deus, no sentido mais amplo é a soberania suprema de Deus. O reino de Deus está manifesto na igreja e na vida de cada crente que se submete à sua vontade. O reino de Deus será plenamente manifesto por todo o mundo após a volta de Jesus Cristo, quando ele entregar tudo ao pai.
(Lucas 17:20-21, 1 Coríntios 15:24-28, Colossenses 1:13, Apocalipse 1:6; 11:15, 21:3, 22-27; 22:1-5)
A Humanidade
Deus criou a humanidade, macho e fêmea, à imagem e semelhança de Deus. Deus abençoou-os, dizendo-lhes para se multiplicar e encher a terra. No amor, o Senhor deu aos homens intendência sobre toda a terra e suas criaturas. Representados por Adão, que pecou, a humanidade vive em pecado contra o seu Criador, espalhando assim, sofrimento e morte no mundo. Apesar do pecado humano, a humanidade continua, e é definida por ter sido criada de acordo com a imagem de Deus. Assim, todos os seres humanos, individual e colectivamente, merecem amor, honra e respeito. A imagem eternamente perfeita de Deus é o Senhor Jesus Cristo, que é o último Adão. Deus cria, através de Jesus Cristo, uma nova humanidade sobre a qual o pecado e a morte não têm poder. Em Cristo, a humanidade reproduz perfeitamente a imagem de Deus e em união com Cristo, a humanidade está incluída na relação de Cristo com o Pai.
(Génesis 1:26-28, Romanos 5:12-21, Colossenses 1:15, 2 Coríntios 5:17, 3:18, Romanos 8:29, 1 Coríntios 15:21-22, 47-49; 1 João 3: 2; Colossenses 3:3-4)
As Sagradas Escrituras
As Sagradas Escrituras são, pela graça de Deus, santificadas para servir como sua Palavra inspirada e testemunho fiel a Jesus Cristo e ao Evangelho. Elas são o registo, totalmente confiável, da revelação de Deus para a humanidade que culminou com a sua auto-revelação no Filho encarnado. Como tal, as Sagradas Escrituras são fundamentais para a igreja e infalível em todas as questões de fé e de salvação.
(2 Timóteo 3:15-17; 2 Pedro 1:20-21, João 5:39, 17:17)
A Igreja
A igreja, o Corpo de Cristo, consiste em todos os que confiam em Jesus Cristo. A igreja tem poderes conferidos para fazer discípulos de Jesus, chegando a todas as pessoas no amor, alimentando e baptizando aqueles que acreditam e ensinar os crentes a obedecer a tudo o que Cristo ordenou. No cumprimento da sua missão, a Igreja é dirigida pelas Sagradas Escrituras, guiada pelo Espírito Santo que nela habita, e olha continuamente para Jesus Cristo, sua Cabeça vivente.
(1 Coríntios 12:13, Romanos 8:9; Mateus 28:19-20, Colossenses 1:18, Efésios 1:22)
O Cristão
O cristão é uma pessoa que confia em Jesus Cristo. Os cristãos experimentam um novo nascimento através da regeneração do Espírito Santo, abraçam a sua adopção como filhos de Deus e entram num relacionamento correcto com Deus e com outros seres humanos pela graça de Deus, à medida que são fortalecidos e guiados pelo Espírito Santo. A vida cristã é caracterizada pelo fruto do Espírito Santo.
(Romanos 10:9-13, Gálatas 2:20, João 3:5-7; Tito 3:5, Marcos 8:34, João 1:12-13, 3:16-17, Romanos 5:1, Romanos 8: 9, 14-15, João 13:35, Gálatas 5:22-23)
O Evangelho
O evangelho é a mensagem do reino de Deus e a salvação pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo. É a mensagem que Cristo morreu por nossos pecados e nos tornou seus, antes e além da nossa fé nele, ligou- nos a si mesmo pelo seu amor, de tal maneira que nunca nos vai deixar abandona-lo. Por isso, ele chama a todos os seres humanos ao arrependimento e a crer nele como Senhor e Salvador.
(1 Coríntios 15:1-5; Colossenses 2, 13: 1 João 2:2, Romanos 5:8, 18-21; João 3:16-17, Lucas 24:46-48, Colossenses 1:19-23; Actos 8:12, Mateus 28:19-20)
Conduta cristã
A conduta cristã é caracterizada pela confiança no amor e fidelidade a Jesus Cristo, que nos amou e se entregou por nós. Confiança em Jesus Cristo expressa-se pela crença no evangelho e pela participação nas obras de amor, de Jesus Cristo. Através do Espírito Santo, Cristo transforma os corações dos crentes, produzindo neles amor, alegria, paz, fidelidade, mansidão, benignidade, bondade, amabilidade, autodomínio, justiça e verdade.
(1 João 3:16, 23-24; 4:20-21, 2 Coríntios 5:15, Efésios 2:10, Gálatas 5:6, 22-23, Efésios 5:9)
Graça de Deus
A graça de Deus é gratuita e imerecida e é expressa em tudo que Ele faz. Pela graça, o Pai redimiu a humanidade e todo o cosmos do pecado e da morte, através de Jesus Cristo, e pela graça, o Espírito Santo capacita os seres humanos a conhecerem e a amarem o Pai e Jesus Cristo e assim experimentarem a alegria da salvação eterna no reino de Deus.
(Efésios 2:8-9; 1 João 2:1-2, Colossenses 1:20, Romanos 11:32; 8:19-21, 3:24, 5:2, 15-17, 21, João 1:12; Tito 3:7)
Pecado
O pecado é o estado de alienação de Deus de toda a humanidade e é constituído por tudo o que é contrário à vontade de Deus, incluindo os actos de ilegalidade, a negligência para fazer o bem e incredulidade no Deus da graça e do amor, como se fez saber, em Jesus Cristo. A Bíblia associa o pecado com o diabo, cujo trabalho Jesus veio destruir. O pecado resulta em relacionamentos danificados, sofrimento e morte. Como todos os seres humanos são pecadores, todos os seres humanos necessitam das boas novas que Deus os ama incondicionalmente, que perdoou seus pecados e que os reconciliou consigo mesmo através de Jesus Cristo.
(1 João 3:4, Tiago 4:17, Romanos 14:23, Romanos 5:12, 17-19; 7:24-25, Marcos 7:21-23; 1 João 3:8, Efésios 2:2; Gálatas 5:19-21, Romanos 6:23, 3:23-24, Efésios 2:12-13)
Fé em Deus
Fé em Deus é um dom de Deus, enraizado em Jesus Cristo e iluminado pelo testemunho do Espírito Santo nas Escrituras. Através da fé, Deus prepara e permite que as nossas mentes participem na comunhão de Jesus Cristo com o Pai pelo Espírito. Jesus Cristo é o autor e aperfeiçoador da nossa fé.
(Efésios 2:8, Romanos 12:3; Romanos 10:17, Hebreus 11:1, Romanos 5:1-2, 1:17, 3:21-28; 11:6; Efésios 3:12, 1 Coríntios 2: 5; Hebreus 12:2)
Salvação
A salvação é o restabelecimento da comunhão humana com Deus e a libertação de toda a criação da escravidão do pecado e da morte. A salvação é dada pela graça de Deus e experimentada através da fé em Jesus Cristo, não é ganha por mérito pessoal ou boas obras. Deus convida cada pessoa entrar nessa comunhão divina, que tem sido assegurada para a humanidade em Jesus Cristo e é incorporada por ele, como o amado do Pai, à direita do Pai ".
(Romanos 8:21-23; 6:18, 22-23; 1 Coríntios 1:9, 1 Timóteo 2:3-6, Mateus 3:17, Colossenses 3:1, Efésios 2:4-10)
Arrependimento
O arrependimento para com Deus é uma mudança de mentalidade e atitude em resposta à graça de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e fundamentada na Palavra de Deus. Inclui a consciência do pecado pessoal e confiança e fidelidade a Jesus Cristo, através do qual toda a humanidade tem sido reconciliada com Deus e acompanha uma nova vida santificada pelo Espírito Santo através da fé em Jesus Cristo.
(Actos 2:38, 2 Coríntios 5:18-19, Romanos 2:4; 10:17, Colossenses 1:19-20, Romanos 12:2) style="font-size:11.0pt;line-height:115%">
Baptismo
O sacramento do baptismo, proclama que somos salvos somente por Cristo e não através de nosso próprio arrependimento e fé. É uma participação na morte e ressurreição de Jesus Cristo, em que nosso velho eu foi crucificado e renunciado em Cristo e fomos libertados dos grilhões do passado e dado um novo ser através de sua ressurreição. O baptismo proclama as boas novas que Cristo nos fez seu, e que é somente nele que a nossa nova vida de fé e obediência emerge. A Comunhão de Graça Internacional baptiza por imersão.
(Romanos 6:3-6, Gálatas 3:26, Colossenses 2:12, Actos 2:38)
Ceia do Senhor
No sacramento da Ceia do Senhor, nós participamos do pão e do vinho em memória de nosso Salvador, proclamando a sua morte até que Ele venha. A Ceia do Senhor é uma participação na morte e ressurreição de nosso Senhor. Assim como o pão e o vinho tornam-se parte de nosso corpo físico, também nós somos levados, pela graça, a partilhar espiritualmente de Jesus Cristo em seu corpo e sangue. Assim, a Ceia do Senhor declara aos crentes que, em cada aspecto da nossa vida cristã confiamos, não em qualquer obediência ou justiça de nós próprios, mas unicamente na graça de Deus encarnado em Jesus Cristo.
(1 Coríntios 11:23-26; 10:16, Mateus 26:26-28, 1 Coríntios 1:9, 2 Timóteo 1:9)
A Segunda Vinda
Jesus Cristo voltará, como prometeu, para julgar e reinar sobre todas as nações no reino de Deus. Sua segunda vinda será visível e em poder e glória, e trará o derradeiro fim para o mal. Este evento inaugura a ressurreição dos mortos e a recompensa dos santos.
(João 14:3; Apocalipse 1:7, Mateus 24:30; 1 Tessalonicenses 4:15-17, Apocalipse 12:10-12, Apocalipse 22:12)
O Julgamento
Deus julga todos os seres humanos através de Jesus Cristo, como aqueles que pertencem a Deus através dele. Portanto, todos os seres humanos são, apesar de si mesmos, amados, perdoados e incluídos em Jesus Cristo, que é o seu Senhor e Salvador. O amor de Deus nunca irá cessar ou diminuir, mesmo para aqueles que, negando a realidade da sua origem nele, recusam o seu amor e entregam-se ao inferno; não vão apreciar os frutos da sua salvação, mas antes a experiência de seu amor como ira. Deus disciplina a quem ama de modo que eles voltem a ele e vivam; ele está à porta e bate, exortando-os a abrir a porta ao seu amor eterno. O julgamento de Deus em Cristo significa o derradeiro fim do mal e a renovação da terra e toda a criação.
(Actos 24:15, João 5:28-29, João 3:17, Romanos 5:6, Colossenses 1:20, 1 Timóteo 2:3-6, 2 Pedro 3:9, Romanos 5:15-18, Actos 10:43, João 12:32, 1 Coríntios 15:22-28; Hebreus 12:6, Efésios 1:10, Apocalipse 3:19-20)
Documentos Históricos da Igreja Cristã
Um credo é uma breve declaração de fé usada para enumerar verdades importantes, para esclarecer pontos doutrinários e para distinguir a verdade do erro. Credos são geralmente redigidos para serem facilmente memorizados. A palavra credo vem do Latim credo, que significa, "eu acredito." A Bíblia contém um número passagens tipo credo. Por exemplo, os judeus usaram o Shema, baseado em Deuteronômio 6:4-9, como um credo. Paulo escreveu simples declarações tipo credo em 1 Coríntios 8:6; 12:3; e 15:3-4. 1 Timóteo 3:16 também aparece como um credo, uma declaração concisa de crença.
Com a propagação da igreja primitiva, havia uma necessidade prática da existência de uma declaração de fé para ajudar os crentes a focar sobre as doutrinas mais importantes de sua fé Cristã. O Credo dos Apóstolos é apropriadamente chamado, não porque os apóstolos originais o escreveram, mas porque reflecte exactamente o ensino dos apóstolos. Padres da Igreja Tertuliano, Agostinho e outros líderes tinham versões ligeiramente diferentes do Credo dos Apóstolos, mas o texto de Pirminius em 750 DC acabou por ser aceite como a forma padrão.
Com o crescimento da igreja, cresceram também as heresias, e os primeiros cristãos necessitaram clarificar a definição de limites da fé. Nos primeiros 300 anos, antes do cânon do Novo Testamento ter sido finalizado, desenvolveu-se a controvérsia sobre a divindade de Jesus Cristo. A pedido do Imperador Constantino, os bispos cristãos de todo o Império Romano se reuniram na cidade de Nicéia, em 325 para discutir o assunto. Eles escreveram seus consensos na forma de um credo, chamado o Credo de Nicéia. Em 381, outro conselho importante foi realizado em Constantinopla em que o Credo de Nicéia foi ligeiramente revisto para incluir algumas doutrinas mais. O Credo resultante é chamado o Credo Niceno-Constantinopolitano, ou, mais comum, o Credo Niceno.
No próximo século, os líderes da Igreja reuniram-se na cidade de Calcedónia, para discutir, entre outras coisas, questões sobre a natureza humana e divina de Jesus Cristo. O resultado foi uma Definição de Fé que eles acreditavam ser fiel ao evangelho, fiel ao ensinamento apostólico, e verdadeiro com as Escrituras. Esta declaração tem o nome de Definição de Calcedónia ou a Fé de Calcedónia.
Lamentavelmente, credos podem tornar-se formais, complexos, abstractos e, por vezes, equiparados com as Escrituras. No entanto, quando usados correctamente, facilitam uma base concisa para ensinar, para salvaguardar uma doutrina bíblica correcta e criar um centro de interesse para a comunhão da Igreja. Estes três credos são amplamente aceitos entre os cristãos como consistentes com a Bíblia e como declarações da ortodoxia Cristã verdadeira, ou ensino correcto.
O Credo de Nicéia (381 D.C.) *
Acreditamos num só Deus, o Pai, o Todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Cremos num só Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigénito de Deus, eternamente gerado do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não feito, consubstancial com o Pai. Por meio dele todas as coisas foram feitas. Para nós e para nossa salvação desceu dos céus: pelo poder do Espírito Santo, ele encarnou da Virgem Maria, e foi feito homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu de morte e foi sepultado. No terceiro dia ele ressuscitou de acordo com as Escrituras; subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. Ele voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e o seu reino não terá fim.
Nós acreditamos no Espírito Santo, o Senhor, o doador da vida, que procede do Pai. Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele falou através dos profetas.
Acreditamos numa Igreja santa, universal e apostólica.
Professamos um só baptismo para a remissão dos pecados.
Estamos ansiosos pela ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Ámen.
O Credo dos Apóstolos (700 D.C.) **
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. Ele foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Ele desceu aos mortos. No terceiro dia ressuscitou. Ele subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. Ele voltará para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja abrangente, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Ámen.
A definição da União da Natureza Divina e Humana na Pessoa de Cristo (Conselho de Calcedónia, 451 D.C.) *
Assim, seguindo os santos pais, todos nós com um acordo de ensinar as pessoas a reconhecer um e o mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, ao mesmo tempo completo em divindade e completa humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto também de uma alma racional e corpo; de uma substância (homoousios) com o Pai quanto à sua divindade, e ao mesmo tempo de uma substância connosco no que diz respeito a sua humanidade; como nós, em todos os aspectos, para além do pecado, quanto à sua divindade, gerado do Pai antes dos tempos, mas ainda no que diz respeito a sua humanidade concebido, para nós homens e para nossa salvação, da Virgem Maria, o portador de Deus (Theotokos); um e o mesmo Cristo, Filho Senhor, Unigénito, reconhecido em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação; a distinção de naturezas de modo algum ser anulada pela união, mas as características de cada natureza a ser preservada e se unirem para formar uma pessoa e de subsistência, e não como partidos ou separadas em duas pessoas, mas um e o mesmo Filho e único Deus gerado o Verbo, Senhor Jesus Cristo, assim como os profetas desde os primeiros tempos falaram dele, e nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou, e o Credo dos Pais que nos foi transmitido.
* Tradução de: O Livro de Oração Comum, 1979)
** Tradução baseada no livro: Eu Acredito por Alister McGrath, Downer's Grove, Il.: InterVarsity Press, 1997)
Tradução de Síntese Doutrinal: Conceição Galego, 2010-01
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